Hubble identifica exoplaneta que se comporta como o “planeta nove”

Hubble identifica exoplaneta que se comporta como o "planeta nove"
Hubble identifica exoplaneta que se comporta como o “planeta nove”

A Nasa anunciou que o telescópio espacial Hubble ajudou a identificar a órbita de um exoplaneta, distante 336 anos-luz da Terra, que se comporta como o “planeta nove”, como é conhecido o teórico corpo celeste desconhecido no nosso Sistema Solar, com órbita bem distante dos planetas conhecidos.

+Hyundai vai comprar fabricante de cachorro robô
+Agência meteorológica dos EUA emite alerta de tempestade solar que pode atingir a Terra hoje
+Governo anuncia lançamento de cabo submarino entre Brasil e Europa

Com 11 vezes o tamanho de Júpiter, esse exoplaneta é conhecido como HD 106906 b e foi descoberto em 2013, embora na ocasião os astrônomos não tivessem conseguido estabelecer a sua órbita. Isso só foi possível com a análise de 14 anos de dados coletados pelo telescópio Hubble, que foi capaz de rastrear os movimentos deste corpo celeste.

De acordo com os cientistas, HD 106906 b orbita de uma maneira irregular e desalinhada, a uma distância muito grande das sua estrelas e além do disco circunstelar do seu sistema solar duplo. Ele teria surgido próximo das suas estrelas, mas acabou sendo expulso para longe pela força gravitacional delas, até quase ser arremessado para longe.

A descoberta da órbita desse exoplaneta fortalece a teoria da existência do tal “planeta nove”, um suposto corpo celeste de órbita irregular e que estaria além do Cinturão de Kuiper, considerado o limite extremo do nosso Sistema Solar.

Back to top